Orleans celebra 108 anos de histórias e avanços

Para celebrar os 108 anos de emancipação Político-administrativa de Orleans, a Administração Pública realizou na tarde desta segunda-feira (30/08), a tradicional cerimônia de congratulação em ocasião ao aniversário do município.

O ato solene ocorreu na rua XV de novembro, em frente ao Paço Municipal e contou com as participações do prefeito Jorge Koch, do vice-prefeito Mario Coan, da presidente do Legislativo Municipal, Mireli Debiasi, do Reitor do Unibave Guilherme Valente de Souza, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Orleans (ACIO) - Ítalo Rossi, dos Secretários e Secretárias, bem como dos Diretores dos Departamentos Municipal, além da presença de diversos vereadores, presidentes de entidades, servidores públicos, impressa local e regional e da comunidade que prestigiou através da transmissão pelos canais de comunicação da prefeitura.  

Em seu pronunciamento o prefeito Jorge, saudou a comunidade e destacou a ascensão do município, mesmo ainda em situação pandêmica. Disse ainda, que durante o seu Governo, o Turismo terá prioridade, visando o crescimento econômico e a exploração turística. “Sou gestor público pela segunda vez, mas, acima de tudo, sou funcionário dos orleanenses. Todo engajamento das minhas ações é no sentido de promover e proporcionar a qualidade de vida das pessoas e a evolução de Orleans”, garantiu o prefeito.

Em seguida o vice-prefeito convidou toda a comunidade, para que concentrem esforços para trabalhar em função do município em união ao poder público. Segundo ele, nos últimos quatro anos Orleans caminhou em passos largos, e a intenção da administração é continuar avançando neste ritmo por meio de execução de obras, educação de qualidade, dentre outras benfeitorias. 

“Hoje, nosso município completa 108 anos, em nome do prefeito convidamos a cada um de você, cidadã e cidadão orleanense, a juntos, construirmos uma cidade de progresso. Continuaremos atuando de forma transparente, investindo na formação de nossas crianças e adolescentes, na qualificação profissional dos nossos servidores e servidoras gerando mais oportunidade de renda”, ressaltou Mario Coan.

A Diretora Municipal de Cultura Andrea Andrade Alves Debiasi, destacou a participação das entidades envolvidas na programação festiva e agradeceu a parceria de cada uma. Em seu discurso, ela assegurou que as atividades culturais estão ocorrendo gradativamente, e que, este ano de modo especial, foi uma breve amostra do que virá nos anos seguintes, se possível.

Em seguida o Diretor Municipal de Turismo, teceu comentários a respeito do desenvolvimento do turismo no município, destacando a importância da valorização local e os investimentos que estão sendo aplicados na pasta.  

A vereadora e Presidente da Câmara de Vereadores Mirelo Debiasi também proferiu sua mensagem e expressou seus reconhecimento ao município, afirmando sentir-se orgulho da terra.  

Um dos momentos mais aguardados pelos presentes, foi o tradicional corte do bolo de 108 kg, para homenagear Orleans ao som do parabéns e o hino da cidade.

Destaca-se que a festa foi animada com apresentação de Oficina de Dança, Música e Taekwoondo das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantido pela Secretária Municipal de Assistência Social, preparada pelos professores Raiane Rodrigues, Mateus Matuxaki Estevão e Luiz Paulo Melo Campos. Para completar, realizou-se durante a cerimônia o hasteamento das Bandeiras, seguindo os protocolos de segurança e distanciamento social, recomendado pelos órgãos superiores.