Orleanense recebe Premiação em Concurso Cultural da Itália

 
foto premio orleanense
 
 
O Prêmio Melchionna é um concurso literário e fotográfico organizado pela associação Prodigio di Trento, na Itália, em memória do fundador Giuseppe Melchionna, falecido em 2016, após uma vida dedicada ao ativismo pelos direitos das pessoas com deficiência, da inclusão e do respeito à diversidade.
A quinta edição do Prêmio iniciou com o período de inscrições em janeiro deste ano. Entre os meses de maio e junho, foram selecionados os trabalhos e, no dia 02 de outubro, ocorreu a premiação.
Foram recebidas mais de 100 obras de toda a Itália, além da Argentina, Brasil, Bélgica e Canadá, com participantes entre 9 e 90 anos, nas categorias: Fotografia, Poesia, Conto e Estudantes Mirins.
Com o apoio da Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, a orleanense Joelma Maria Bianco Debiasi, que representa a comunidade de Rio Pinheiros Alto, berço da colonização italiana no município, foi classificada na categoria Fotografia, recebendo a Menção Honrosa pelo seu trabalho: ““Al di là del mare” (Brasile) – GEMELLAGGIO ORLEANS SANTA CATARINA – ALA”.
A fotografia enviada representa a amizade fraterna entre Orleans e Ala (Itália), mediante o Gemellaggio (Cidades-irmãs), que é um acordo oficial selado entre cidades de nações diferentes, o qual facilita o acesso a informações, elaboração de projetos, troca de experiências e cooperação econômica e cultural, dentre outros.
 
 
 
Texto: Andréa Andrade Alves Debiasi
Foto: Joelma Maria Bianco Debiasi