Museu ao ar livre
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), preserva, pesquisa e comunica os testemunhos materiais, as histórias, as memórias, os saberes e fazeres, referentes ao processo de colonização de Orleans e região sul catarinense.
Idealizado pelo Pe. João Leonir Dall’Alba, Presidente da Febave, na época, o Museu ao Ar Livre foi instalado numa área de terra, de 20.000m². Inaugurado no ano de 1980, sendo considerado o primeiro do gênero, na América Latina.
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é tombado pelo estado de Santa Catarina (Decreto nº 5.726/2002), e, em 2019, como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) (Processo n.º 01450.004422/2007-01).
A expressão “ao Ar Livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, destacando o modo de vida dos colonizadores no final século XIX e início do século XX. O acervo museológico é composto por objetos e unidades, de características tradicionais, abrangendo: Capela, Salão da Capela, Engenho de Farinha de Mandioca, Estrebaria, Galpão de Serviços Domésticos, Cozinha de Chão Batido, Casa do Colono, Cantina, Meios de Transporte, Engenho de Cana-de-açúcar, Olaria, Serraria Pica-pau, Oficinas Artesanais, Marcenaria, Atafona, Balsa, Ferraria, Monjolo e Centro de Vivências.
Além destas unidades, está instalada anexo ao Museu, a Casa de Pedra.
Casa de Pedra
Inaugurada no dia 31 de agosto de 2002, a Casa de Pedra teve sua construção iniciada nos anos de 1980. Ela foi construída em pedra granito, material abundante nesta região e muito utilizado na fabricação de casas, o que justifica sua nomenclatura, Casa de Pedra.
A Casa de Pedra foi edificada para salvaguardar o acervo do Museu da Imigração Conde d’Eu, que estava sob a guarda do Instituto São José de Orleans, transferido para o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. O acervo começou a ser formado em 1967, por meio de um trabalho coordenado pelo Pe. João Leonir Dall’Alba.
Esta edificação apresenta dois pavimentos e um anexo. No pavimento inferior está exposto o acervo da unidade, Imigração Conde d’Eu, objetos referentes a imigração e colonização, desta região. No pavimento superior, encontram-se, o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (Cedohi), com vasto número de documentos, dentre eles, a documentação da Empresa Colonizadora Grão-Pará; o Arquivo Central Institucional, com a documentação da mantenedora e suas mantidas; a Reserva Técnica, local para a guarda de acervo; o Laboratório de Conservação e Restauração (Lacor), usado para conservação e restauração de bens culturais (internos e externos) e salas de pesquisa e coordenação.
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e a Casa de Pedra localizam-se junto ao campus do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).
Horário de atendimento:
Terça a sexta: das 9h às 12h e das 13h30min às 18h.
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 18h.
Entrada até às 17h30min.
Visita de grupos necessário agendamento.
Atendimento Casa de Pedra:
Segunda a Sexta: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Necessário agendamento.