Associação Cultural de Descendentes de Poloneses da Encosta da Serra Catarinense

 APOLSCA -  ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE DESCENDENTES POLONESES DA ENCOSTA DA SERRA CATARINENSE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A APOLSCA: Uma sementinha lançada na terra em março de 2007 pelas mãos dos Prof. Celso de Oliveira Souza, que na época surgiu como ProApolsca – Programa de Reconhecimento e Revitalização da Cultura Polonesa da Comunidade de Chapadão, cujo objetivo da época era valorizar a cultura por meio de estratégias que atendessem as necessidades da comunidade e revitalizar as características identitárias dos descendentes de imigrantes poloneses. Neste mesmo mês o primeiro desafio surgiu. Encontrar uma instituição universitária na Polônia interessada no ProApolsca, para que o projeto pudesse sair do papel. Então em junho de 2007 o Prof. Celso de Oliveira Souza, que na época era Reitor da Instituição Febave – Unibave, juntamente com a Prof. Marlene Zwierewicz, fizeram uma visita a universidade de Adam Mickiewicz em Poznán  na Polônia, para estudo de um intercâmbio que poderia beneficiar a comunidade de Chapadão e descendentes poloneses de outras comunidades. E foi essa visita que possibilitou o primeiro contato com a professora Grazyna Jadwiszczak, profissional que segue trabalhando com a Língua Portuguesa na Universidade Adam Mickiewicz, e que mantém contato como a APOLSCA até os dias atuais. Então, após esse primeiro contato, em novembro de 2008 aconteceu à primeira visita da professora Grazyna à comunidade de Chapadão. Foi desta forma que abriram-se portas para manter a Cultura Polonesa ainda mais viva, e o convênio Brasil – Polônia aconteceu.

Então no dia 07 janeiro de 2009, o que antes era ProApolsca se tornou APOLSCA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE DESCENDENTES POLONESES DA ENCOSTA DA SERRA CATARINENSE. E de lá para cá, muitos acontecimentos marcantes se passaram. Em outubro de 2009 foi inaugurado o monumento em homenagem à cultura polonesa, que se encontra plantado ao lado da Igreja Santo Adalberto, na comunidade de Chapadão - Orleans. E também o lançamento do livro “Da POLSKA à terra Prometida: o legado polonês em Santa Catarina e um tributo à Comunidade do Chapadão”. Além dentre muitos outros feitos, como os encontros realizados anualmente com celebração da Santa Missa e logo após, almoço com culinária caseira e o prato típico chamado Pierogi, um tipo de pastel cozido com recheio de queijo e qualhada, acompanhado de molho branco ou vermelho.

Hoje a APOLSCA encontra-se sediada na comunidade de Chapadão - Orleans, uma pequena comunidade privilegiada com tamanha beleza junto as encostas da Serra Catarinense. A associação tem por objetivo reunir descendentes de poloneses e demais simpatizantes para vivenciar confraternizações de eventos de tradição polonesa, bem como a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. E traz como seu lema: fé, cultura e tradição. Onde dentro de sua fé, o ponto mais forte está na religiosidade, algo indispensável e de extrema importância para os poloneses, principalmente pela comunidade ter como copadroeiro o Santo João Paulo II, nascido Karol Józef Wojtyla em Wadowice, Polônia. Um verdadeiro polonês que deixou semeado nos corações dos poloneses muito amor e uma lembrança que jamais será esquecida, uma medalha de prata com sua face estampada, entregue nas mãos do Padre Santos Spricigo “in memorian”, quando fez sua primeira visita ao Brasil na cidade de Curitiba, nos dias 05 e 06 de julho de 1980, para que chegasse aos poloneses do Chapadão. Lembrança esta que deixa a chama da cultura ainda mais acessa e com orgulho no coração da descendência polonesa. Como diz um trecho do livro ‘Da POLSKA a terra prometida’: [...] a
cultura é um dos bens mais valiosos de qualquer comunidade e a terra prometida é aquela em que a identidade cultural é valorizada.

 Lema: FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO!

 

 


“My polacy na Chapadonie nie zapomielym o nasz traducie i nasza zwyczaie”.Francisco Slachta

Tradução: Nós poloneses de Chapadão não esquecemos nossa cultura e nossos costumes.

E-mail: associacao.apolsca@gmail.com

Contato: (48) 9 9175-0261

icone localização

logo facebook